Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Veja seis perguntas e respostas sobre a CNH Digital para celulares.
15/02/2019 12:44 em Tecnologia

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital já pode ser emitida remotamente por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para celulares Android ou iPhone (iOS). O app gera o documento eletrônico sem a necessidade do solicitante ir ao Departamento de Trânsito (Detran) ou do uso de certificado digital. O software, que está na Google Play e na App Store, utiliza o reconhecimento facial para autenticar o procedimento. Vale lembrar que o documento digital tem o mesmo valor legal que o impresso Em menos de um ano em funcionamento, a ferramenta já foi utilizada por mais de um milhão de motoristas brasileiros. O aplicativo também permite que o usuário tenha acesso à versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), disponível para Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Sergipe. A versão digital da CNH também pode ser usada como documento oficial para embarques aéreos domésticos e identificação em órgãos públicos. Confira a seguir uma lista com seis perguntas e respostas sobre a CNH Digital direto do celular. 1. Como funciona a CHN Digital?

Em julho de 2017, o Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) aprovou a CNH Digital. A decisão permitiu que motoristas do país inteiro pudessem sair apenas com a versão online da carteira, que passou a ter o mesmo valor jurídico que o do documento impresso. A CHN Digital pode ser emitida remotamente via app, com ou sem certificado digital.

 

Se o usuário optar usar o celular, o aparelho deve ler o QR Code, localizado na parte interna da CHN impressa. É preciso também fazer a “prova de vida” usando a câmera do smartphone para comprovar que é a pessoa que está sendo identificada. O aplicativo também pede que o usuário crie uma senha de quatro dígitos, que deve ser usada toda vez que o documento digital for utilizado. 2. Como cadastrar a CNH Digital direto pelo celular?

Para obter o e-documento, é preciso que a carteira de motorista tenha sido emitida a partir de maio de 2017 e tenha um QR Code na parte interna. Também é necessário realizar um cadastro no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que pode ser feito no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Na hora do registro, porém, o motorista precisa estar com sua carteira de motorista impressa com QR Code e com seus dados atualizados no Detran, em especial o e-mail e telefone celular.

 

O serviço está disponível gratuitamente na Google Play e App Store. Depois, é só seguir o passo a passo para completar o cadastro. 3. A CNH Digital tem custo?

De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Sepro) e o Ministério das Cidades, os custos de emissão são definidos pelos Departamentos de Trânsito de cada estado. Espírito Santo e Minas Gerais, por exemplo, não cobram nenhuma taxa, enquanto Goiás estabeleceu um custo de R$ 10 a ser pago pelos motoristas que desejarem ter o documento digital.

 

4. Qual é a função do QR Code na CNH?

A resolução 598 do Conatran, válida desde maio de 2017, determina que a Carteira Nacional de Habilitação deve ser emitida com o QR impresso no verso. O código é gerado pelo sistema do Denatran e serve para evitar fraudes e falsificações da habilitação.

https://www.techtudo.com.br/listas/2019/02/seis-perguntas-e-respostas-sobre-a-cnh-digital-direto-do-celular.ghtml

 

COMENTÁRIOS